domingo, 3 de julho de 2011

Por uma Educação Pública de qualidade

A educação é a base que sustenta a sociedade, é o ponto de partida para um novo Brasil, onde homens e mulheres poderão viver de forma digna. Mas a partir do momento em que os governos passam a desrespeitar os grandes mestres da educação, os professores, eles passam também a restringir um direito de todos, previsto na Constituição Brasileira no Artigo 205.
E é exatamente isso que vem acontecendo com os nossos professores, que hoje se encontram em estado de greve, não por irresponsabilidade ou por não querer trabalhar, pelo contrário, o que eles querem é poder continuar a trabalhar a de forma digna e que seus direitos, como: o piso salarial, já aprovado pelo STF, seja pago; que o plano de cargos e carreiras, seja de fato cumprido; que haja redução na jornada de trabalho; entre tantas outras reivindicações, sejam devidamente respeitadas e de forma integral.
É um absurdo que professores sejam tratados como escravos, já que é dessa forma que eles trabalham, muitos deles tem turmas nos turnos manhã, tarde e noite, levando provas e trabalhos para serem corrigidos em casa, professores devem ser tratados da melhor forma possível, uma vez que o  presente e o futuro do país está em suas mãos. São poucos os jovens que ainda desejam seguir o caminho do magistério, se hoje existe tamanha defasagem na educação pública, imaginemos como será daqui a alguns anos, teremos um número suficiente de professores? Esses darão conta desse desafio, que é educar? Se o Brasil, o Ceará,  continuar a tratá-los dessa forma, pelo jeito não!
Existe uma frase, muito conhecida, que diz assim: “As crianças são o futuro da nação”, mas se pararmos para pensar, um pouco que seja, nessa frase, sem uma educação pública de qualidade, que futuro terá nosso Brasil? Ao invés de caminharmos rumo ao tão falado desenvolvimento, entraremos para o ranking dos países mais pobres do mundo, pode parecer exagero, mas veja que sem uma boa formação, nosso país crescerá na informalidade, com pessoas sem empregos de qualidade e vivendo cada vez mais na miséria, e assim os problemas do Brasil só crescem.
E sabe por que o nosso querido Brasil e mais ainda nosso Ceará, supostamente, não tem dinheiro para a educação pública? Por que as pessoas que nós mesmos elegemos, cortam as verbas destinadas à educação e investem na construção, por exemplo, de um aquário ou nas obras da Copa de 2014 ou o que é ainda pior: aumentam absurdamente seus salários quando e bem estendem, e é isso o que mais me revolta, ver que deputados e vereadores que trabalham muito pouco, isso quando trabalham, recebem o equivalente mais a vinte salários mínimos e que classes de trabalhadores, como os professores, recebem muito pouco por muito trabalho e ainda tem que estar constantemente em alerta para garantir seus direitos.
Assim, é importante ressaltar que nossa luta (nossa, por que me incluo totalmente na luta desses, que são dignos de todo o meu respeito e admiração), é não só pela valorização dos professores, mas também da educação pública, para que essa receba os devidos investimentos.
Mas em meio a toda essa situação deprimente, existem coisas que ainda me deixam extremamente feliz, como as manifestações realizadas por estudantes e professores, da EEM Gov. Adauto Bezerra, em uma delas, sem distinção de cargos ou posições, toda a comunidade escolar se uniu para lutar por uma educação publica de qualidade, e o melhor de tudo foi ver o envolvimento e a garra dos estudantes que saíram à rua para a l Marcha Pela Valorização da Educação Publica, foi bastante prazeroso poder participar do momento, em que juntos estudantes e professores, em plena consciência do que faziam, caminhavam pela Avenida 13 de Maio cantando palavras de ordem, panfletando e demonstrando seu apoio à causa, tudo isso, durante uma chuva forte que caia e só fazia com que todos se empenhassem cada vez mais. Nesse dia pude ter certeza que os jovens, ao contrário do que muitos dizem, ainda sabem o que querem para o seu presente e futuro, lutam pelo que acreditam e vão em busca de seus direitos.
Por tudo isso, escrevo hoje essas palavras, cheia de alegria e emoção por ser estudante da Rede de Ensino Público do Estado do Ceará, e desejo que elas cheguem a todos, professores e estudantes, pais e mães, homens e mulheres de toda sociedade, mas principalmente aos que ainda desconhecem e descaso com a educação pública, àquelas que ainda abrem a boca para dizer que os professores não trabalham por que não querem, que as crianças estão passando fome por que estão sem aula e  ainda para os que ousam dizem que os estudantes perdem tempo apoiando os professores, para esses, saibam que perca de tempo é ficar de braços cruzados em frente a uma televisão, que sempre ou quase sempre, só mostra a versão dos poderosos, perca de tempo maior ainda é ficar calado diante das injustiças que assolam esse país, ao mesmo tempo tão rico e tão pobre. Enquanto puder lutarei e estarei ao lado daqueles que realmente merecem.

Francisca Evelyne Carneiro Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário